domingo, 2 de maio de 2010

NAE


       Visa o fortalecimento comercial, empresarial e sócio-econômico do município.
É relevante ressaltar que as salas de incubadoras de empresas, desde meados de 2008, tiveram seus espaços renomeados para Núcleo de Apoio ao Empreendedor (NAE), mudando também sua finalidade. A inexistência de alguns parâmetros legais para se fazer um espaço de encubação de empresas e, por outro lado, a amplitude das demandas surgidas em relação ao fomento, capacitação e apoio a novos empreendedores motivaram a mudança desta proposta. 
         No Histórico da CVT podemos observar que graças a esse núcleo  e seus principio 
as conquistas do projeto. Tais são: 


        a) Coesão – capacidade de percepção do andamento do projeto e confiança no seu pleno desenvolvimento;

          b) Organização – definição dos papéis de cada colaborador, processo decisório e calendário de reuniões;
          
          c) Motivação – interesse social no sucesso do projeto, possibilidade de novos aprendizados e desafios, avanço e crescimento profissional;
          
         d) Comunicação – disposição para ouvir, falar e de organização pessoal para participar de forma ativa no projeto; 
           
         e) Gestão – modelo de gestão adotado, com definição clara dos papéis de gerenciamento de todos os parceiros envolvidos.
            

         Uma das estratégias para assegurar o aspecto inovador e estruturante do projeto é a Formação de outras parcerias para a capacitação dos gerentes, administradores e técnicos dos CVTs. Neste sentido, está sendo assinado convênio entre a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas) e o Estado de Minas Gerais, por meio da SECTES/MG, para a viabilização da função de capacitação gerencial. Paralelamente, a Universidade Federal de Minas Gerais, também parceira, está desenvolvendo aplicativos com software livre e outros sistemas abertos para uso nas redes locais. A Fundação UTRAMIG (Universidade Estadual do Trabalho de Minas Gerais) também é uma das parceiras que investirão na capacitação dos coordenadores e gestores da Rede Mineira de Centros Vocacionais tecnológicos. 
           No CVT henfil essa iniciativa vem somando aos esforços da equipe de tornar o projeto de inclusão social mais próximo de todos os moradores de Ribeirão das Neves.


Bibliográfia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário